sexta-feira, 23 de abril de 2010

Primavera

(originalmente publicado em)
Itabuna, quarta-feira, 4 de outubro de 2006

O cd do Henry Mancini tocando seus acordes sutis. Sobre o sofá à minha esquerda, alguns exemplares de sinopses jurídicas misturam-se com Camões e Montesquieu, o que me faz parecer um daqueles gênios que têm orgasmos múltiplos quando recitam um soneto do velho português, ou quando fazem discursos inflamados sobre política baseando-se em pensadores Iluministas, que viveram num contexto histórico bastante diferente do atual, e cujas idéias, muitas vezes sequer cabem no nosso contexto. A xícara de chá de hortelã à minha frente deixa a sensação de sofisticação tomar conta do ambiente. Como são as coisas! Ou como elas se parecem! Obviamente nada disso é verdadeiro! Noites quentes nunca têm glamour! Ademais, eu nunca soube de alguém que conseguisse ser requintado trajando apenas uma cueca boxer azul! Gosto de Camões, é verdade! E até conseguiria recitar dois ou três versos propositalmente decorados para ocasiões solenes, que solicitam um mínimo de pedantismo... Mas para ler Montesquieu nem sempre me sobra a disposição. Não é um livro tão difícil (e eu gosto de política), mas por ser extenso demais, a preguiça se instala antes que eu abra a capa. E então lembro da prova da OAB, do TRF, e do fiasco do TJ-BA. Então esqueço Montesquieu, esqueço Camões, e debruço-me sobre as sinopses. Tenho sentido novamente prazer em estudar! E isto tem deixado meus dias, sem dúvida, mais agradáveis. Parece longe aquele período tenebroso onde eu tinha medo de que alguém me apontasse o dedo na rua... "Olha lá! Não é o Beethoven? Ele estuda Direito, não é? Sim ele é estudante de Direito! E está quase concluindo!" Concluí, com muita luta, e uma imensa vontade de cair fora. E hoje, quando me perguntam "Mas o que é o tal fato do príncipe?" eu recordo que li isso no livro de Direito Administrativo e não tenho mais tanto receio de tentar explicar, mesmo que de forma superficial, ainda diferenciando-o do fato da administração, quando meses atrás eu tinha medo até de dizer o que era uma licitação! E em ano de eleição, sinto orgulho quando alguém me diz que não sabe porque cargas d'água existe um Senador, e eu posso explicar qual a função do Senador, e demonstrar que o Senador não é a mesma coisa que o Deputado Federal. Sim, estou novamente apaixonando-me pelo Direito Constitucional! E por um período eu pensei que nunca voltaria a usar as expressões "Direito" e "apaixonar-me" juntas novamente! Mas ainda me falta o emprego! E isso tem me consumido um pouco. A pressão por eu ter 26 anos, carregar o diploma de Bacharel, e ainda não estar ganhando dinheiro com isso, algumas vezes ainda me tira o sono, mas prefiro não pensar nisso agora. Estou com a consciência tranqüila de que tenho feito o meu melhor...
Mudando de assunto, consegui minha testemunha e hoje dei entrada no processo movido contra a Águia Branca, que cada dia voa mais baixo! E isso não é uma loa! Tudo anda normal demais... Depois do meu final de semana divertido, começo a achar que o mundo pode ser um lugar bom. E isso é assustador, pois sempre que começo a pensar alguma coisa, uma outra me ocorre para me fazer mudar de idéia... O chá deu um pouco de sono. E continuo com calor.
Sou obrigado a ligar o ventilador. Já sinto que o repórter do jornal não mentiu ao dizer que uns cientistas aí falaram que a La Niña traria a Primavera mais quente dos últimos 30 anos! Ainda bem que não nasci em 1976! Talvez o mês de outubro traga consigo as boas novas da Primavera. E por alguns meses, possivelmente eu terei sossego para restabelecer as forças perdidas nos últimos Invernos... Até que sobrevenha a próxima tempestade! Carpe noctem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário